quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ensaio: Brasilia 1977 (Fernando) e Brasilia 1978 (Paulo)

Uma coisa que me fascina no universo dos carros antigos, e mais especificamente no meio dos VW aircooled, não está ligada diretamente aos carros, mas sim as pessoas. Uma das frases sobre o assunto mais corretas que já ouvi diz que os carros na verdade são apenas uma desculpa, um meio para que possamos fugir do estresse do dia-a-dia, do trabalho, das obrigações com nossa residência, nossa família etc. Eles permitem que possamos sair por ai, sem necessariamente ter um destino, encontrar amigos, e principalmente, fazer novos amigos.



Fernando Franco é amigo de infância de Paulo Costa. Ambos cresceram na zona sul de São Paulo, e Fernando sempre cultivou a paixão pelos Fuscas e derivados, tanto que hoje possui em sua garagem nada menos que 4 exemplares da família aircooled, sendo que um deles, um belo Fusca 1969, já foi matéria neste blog (confira clicando AQUI). Já Paulo, sempre gostou de carros modificados, e a convite do amigo Fernando, participou como expectador de alguns encontros de Fuscas, ai então foi contaminado e assim que teve a oportunidade adquiriu o seu exemplar. Como dito no primeiro parágrafo deste texto, os VW aircooled mais uma vez serviram para aproximar ainda mais dois amigos, e nos eventos e viagens que a dupla realiza junto a galera da HotVolks, cada vez mais o círculo de amizades vai aumentando. Afinal é para isso que servem esses carros!


Começando pela Brasilia 1977 de Fernando Franco, o modelo branco, equipado com rodas réplicas do clássico modelo que equipava originalmente os Porsche 914 aro 15” tala 5,5”, calçadas com pneus Kumho 155/60R15 na dianteira e 205/60R15 na traseira também da marca coreana. Para garantir um visual mais harmonioso, na dianteira foram adotadas mangas de eixo deslocadas e na traseira o facão recebeu uma regulagem especial. O motor, 1.600 dupla carburação a gasolina, permanece inalterado. No interior, somente um volante do Fusca alemão, alavanca de câmbio, pedaleiras e cestinha porta-copos/porta-objetos da EMPI. 





A Brasilia de Paulo Costa, modelo 1978, seguiu uma tendência um pouco diferente, mas o resultado não deixou a desejar. Paulo também optou por um jogo de rodas réplicas de Porsche, mas neste caso mais atuais, modelo Cup 3, aro 17” tala 7”, calçadas com pneus Maxxis 195/45R17 na dianteira e 205/45R17 da mesma marca. Na dianteira foram adotadas mangas de eixo deslocadas e na traseira o facão recebeu nova regulagem, fechando o visual externo com chave de ouro. Equipada com a mesma mecânica do exemplar de seu amigo, porém, Paulo optou por instalar um escape 4x1 no estilo “Fat boy”, que deixou sua Brasilia com um ronco esportivo mas que não incomoda os ouvidos. O interior, ainda em construção, por enquanto, só recebeu cestinha porta-copos/porta-objetos e um aparelho de som moderno no porta-luvas, para preservar o original no painel.











Não importa se você curte carros originais, customizados ou preparados. Independente do modelo ou estilo, o que importa realmente é o gosto pelos VW aircooled e quem está atrás do volante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário