domingo, 4 de setembro de 2011

Ensaio: Fusca 1969 (Davi)

É inegável que os EUA são os precursores da customização de automóveis e, por isso, até hoje ditam as regras e constroem os melhores exemplares, que são copiados por entusiastas de todo o mundo. Partindo do princípio de que os norte americanos possuem uma estrutura de fabricantes de peças e oficinas bem maior e bem mais estruturada do que a que dispomos aqui, sem falar na questão socioeconômica, poderíamos supor que nossos carros seriam sempre inferiores, mas graças à criatividade e o jeitinho brasileiro, conseguimos criar modelos dignos de admiração dos amigos da terra do Tio Sam.

Observando as fotos do exemplar 1969 que ilustra este ensaio é possível ter uma dimensão do nível de qualidade que a personalização de besouros está atingindo em nosso país. Este carro foi construído com base somente no bom gosto de seu proprietário, o analista de investimentos Davi Gomes, mais conhecido como Pelezinho, mas hoje pode ser facilmente colocado lado a lado dos melhores Resto Cal e fazer bonito.


E a frase colocar lado a lado não é só força de expressão, pois o 69 não é só uma carroceria bonita, já que é empurrada por um saudável motor 1600 sobre alimentado por um turbo Master Power T2 que manda 1 bar de pressão para a dupla de carburadores Solex 32 alimentados com etanol, acertados pelo preparador Gordo, da Gordo Power Performance (ID 86*32933), que é o responsável pela mecânica do carro.


Para monitorar a pequena usina, trio de manômetros (óleo, combustível e turbo) e hallmeter da Cronomac da linha Carbon, além de conta giros da mesma marca, que contrastam com o restante do interior original, inclusive com rádio de época da marca Roadstar que funciona com o auto falante original no painel ao lado esquerdo do velocímetro, enquanto um CD player moderno foi instalado no porta-luvas e toca os auto falantes que ficam alojados abaixo do painel, em caixas feitas especialmente para o Fusca.


A cor que cobre a carroceria é a Blue Recife, oriunda do Peugeot 206 CC e forma um belo conjunto com os diversos equipamentos e acessórios, como os piscas dianteiros modelo “tetinha”, as lanternas utilizadas no Fusca de 55 (2ª série) até 61 (2ª série), as grades de buzina importadas e o enorme teto solar RagTop na cor areia, mesma cor da tapeçaria do besouro.


Para fechar a conta e passar a régua, um jogo de rodas Fumagalli cromado aro 15, tala 4,0 na dianteira e 6,5 na traseira, calçados em pneus Toyo Proxes 185/55R15 (D) e 205/60R15 (T) e suspensão dianteira rebaixada com duas catracas e encurtamento do eixo em 7 cm de cada lado e traseira com facão regulável, deixando o estiloso modelo a poucos centímetros do chão.


O Fusca do Davi é só mais uma prova de que o jeitinho brasileiro pode nos ajudar a igualar e até superar o padrão gringo de customização da linha VW refrigerada a ar.

13 comentários:

  1. Lindo carro!! Parabéns pelo trampo, vamos jogar uma matéria dessas no jornal....

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Isto é um cara que tem um 69 mais tem muita vontade de ter um oval um 60,61,62,63 , acho a coisa mais feia envelhecer um carro . Como este ai lanterna de fusca antigo abaixo de 61 , com rodas de epoca sendo que a cor os bancos relogios no painel não é . ISTO É UM XUNINGI 1969 .


    Tem muito mais fusca bunito para se por um um site , ou para fazer uma materia descente ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não fala merda amigo, inveja mata viu!!!!!a fuca ta show de bola!!!adorei!

      Excluir
  3. Vinícius Veronesi5 de setembro de 2011 13:30

    Nem sempre o julgamento do povo é certo, Muitos podem errar tão grosseiramente como poucos amigo !!!

    Este fusca está lindo, sendo ele modificado ou não o que vale, é o bom gosto e personalidade !!!


    PARABÈNS !!! vinicius pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Isso é inveja, o fusca está muito TOP no estilo dele, e infelizmente é para poucos...xuning voce acha no mercado livre, fusca com farol de gol G3 , farol de corsa....mas veja bem, rag top, pisca tetinha , rodas...detalhes excepcionais....
    Gosto é Gosto!

    ResponderExcluir
  5. Calma amigos! Paixão é isso...Parabéns mesmo ao belo Fusca do amigo, bom gosto e estilo 100%. Em tempo, como morei na Califórnia e sempre me inspirei nos VW dos EUA, hoje, prefiro as coisas do Brasil. Rodas e outros acessórios tupiniquins ORIGINAIS fazem muito mais a minha cabeça quando penso em personalizar. O meu estilo é "feijão com paio" rodas 13 e bagageiro com vara de pescar, tocando no CCE Milhonário e José Rico. É que roda Empi e treco do E-bay qqr um compra né!

    ResponderExcluir
  6. top o carro, parabens ao proprietario!

    esse nacionalismo barato do "anonimo" ja deu né...

    ResponderExcluir
  7. Ja eu concordo com o anonimo , pois acho que saiu muito do real , tetinha saiu em que ano ? essas cores ?? e esse carro não e XUNING ?? E estes reloginhos ai ?? esse som ? essa cor ? so falto a foto com a xenon ligada ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele combinou coisas bonitas de cada época e montou um lindo carro.. se vc n gostou n precisa acabar com o carro.. afinal cada um tem seu gosto... tenha respeito com o proximo e será respeitado.

      Excluir
  8. vinicius a materia foi muito loka ,o carro é maravilhoso e vou dizer uma coisa que é a mais pura verdade ... a coisa mais feia do mundo são pessoas invejosas e zoio grande ,e provavelmente esse maluco que ta falando tanta abobrinha não tem nenhum carro antigo nem gosto fara fazer um tão bonito quanto esse .

    ResponderExcluir
  9. TUDO ZÉ FRIZINHO... MUITO LINDO O CARRO... PARABENS

    ResponderExcluir
  10. NAO GOSTEI APENAS DAS LANTERNAS TRASEIRAS. MAIS O CARRO ESTA TOP MUITO BOM GOSTO>>> TENHO UM 69 NAO VAI SER 10% ORIGINAL E QUERO COLOCAR ALGUMA COISA DO MEU GOSTO PARA DIFERENCIAR .

    ResponderExcluir