quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ensaio: Fusca 1974 (Dario)



Carros antigos tem uma magia única que cativa as pessoas. Não importa a marca, ano, modelo, é incrível como os velhinhos despertam um sentimento diferente em todos que possuem, possuíram ou sonham em ter um antigo na garagem. O Instalador de insulfilm Dario de Carvalho já foi proprietário de diversos carros antigos, como Chevette, Passat, Brasília, Gol a ar etc, mas seu modelo preferido sempre foi o VW Fusca. Alguns besouros já passaram por suas mãos, mas o exemplar que apresentamos nesta matéria talvez seja o mais especial para ele.

Trata-se de um Fusca 1500 1974 pintado na cor Ocre Marajó (L1271) que está com ele há 1 ano e meio. A brilhante pintura, que muitos confundem com Marrom Caravela (L7002), outro tom de marrom disponível para a linha VW em 1974, é a coisa que mais chama a atenção ao ver o carro de Dario, que ao lado das belas rodas modelo Eight Spoke da marca US Wheels, na configuração aro 15” tala 5,5” nas 4 rodas, mas calçadas com pneus 155/60R15 na dianteira e 185/65R15 na traseira ajudam a compor o belo visual do besouro. A suspensão dianteira foi levemente encurtada em 3 cm de cada lado, recebeu duas catracas e mangas de eixo deslocadas, serviços feitos na Old 72.  A traseira teve os facões regulados e o carro está na medida certa entre o conforto e o visual ideais para andar pelo nada convidativo asfalto de São Paulo, o que é muito importante visto que o carro foi utilizado no dia a dia por um bom tempo.







O interior foi todo customizado pelo proprietário na loja onde trabalha, a conceituada Danfer Sound, seguindo um padrão que não equipou o modelo originalmente, mas o resultado final ficou tão harmonioso que os mais desatentos acreditam ser obra da própria VW. O painel recebeu uma capa seguindo as dimensões da peça original, mas com revestimento creme, mesma cor das forrações laterais, carpete e tampa do chiqueirinho. Os bancos são de Fuscas mais antigos, mas foram comprados já na combinação de cores marrom/creme e casaram como luvas com o restante do interior. Alguns detalhes, como o volante 3 raios com visual de época, alavanca de câmbio e pedaleiras Empi e conta-giros Cronomac linha Volks chamam a atenção e deixam o interior do 74 mais esportivo. O sistema de som é moderno e de boa qualidade, mas foi instalado de forma que não afete o visual old school do restante do carro.




Cada vez mais Dario vai vivendo momentos marcantes com seu Fusca, fazendo novas amizades, conhecendo lugares, e assim fica claro que, na verdade, o carro é só uma desculpa para fugir das preocupações do dia a dia. Uma verdadeira máquina de fazer sorrir! 






  



   

  
Texto: Vinicius Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário