terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Ensaio: VW Gol LS 1981 (Eduardo)


Quem vê o VW Gol LS 1981 do assistente de marketing Eduardo Bellacosa, não imagina que por trás da bela carroceria, existe uma história de nada menos que 36 anos, mais antiga do que o proprietário, hoje com 29 anos. 

Tudo começou no dia 22 de julho de 1981, quando o exemplar pintado na rara cor Cinza Chumbo Metálico deixou a linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo, conforme consta no manual do proprietário do carro, preservado até hoje. Em 1982 o carro foi vendido para Antonio, tio de Eduardo, entrando assim oficialmente na família. Depois disso, o carro foi vendido para outros dois tios, Francisco e João, sendo que foi com este último que Bellacosa começou a ter contato com o Gol, e até hoje guarda diversas boas memórias do carro e de seu tio, que infelizmente veio a falecer em 2004, deixando para ele o LS 81. Eduardo nos conta: “Meu tio João tinha um grande sentimento por este carro. Era o xodó dele, como costumamos dizer. Por isso, ele não me deixava dirigi-lo e respondia sempre com um sonoro NÃO a qualquer proposta de venda do carro. Após o falecimento de minha tia, irmã de João, ele veio morar conosco e pouco antes de falecer, disse a mim que já que eu desejava tanto, o carro seria meu, por isso o Gol é mais que um carro, é uma grande memória viva que mantenho do meu tio João.”





O carro já teve diversas configurações visuais até hoje, e atualmente, Eduardo procurou manter grande parte do visual das customizações adotadas nas décadas de 80 e 90.
Inicialmente, o que chama mais atenção no visual externo é a altura reduzida em relação ao solo, obtida com uma suspensão de rosca Macaulay, e principalmente as belas rodas aro 15” tala 7”, que são réplicas das BMW M Contour, que equipavam as BMW M3 da década de 90. Para garantir um visual stretch, as rodas foram calçadas com pneus Kumho 155/60R15 nas 4 rodas. Faróis de milha importados e side markers (ou olhos de gato para os íntimos) nas extremidades das laterais fecham o pacote visual externo do LS.




O interior do Gol também recebeu muita atenção e conta com Volante Lotse Maxx Black, rádio Bosch San Francisco e equalizador Tojo GR-300, que eram coisa de “boy” nas décadas de 80 e 90. A tapeçaria foi feita seguindo o belo acabamento “Diamond”, garantindo um visual mais requintado ao quadrado.





Uma coisa que chama a atenção de quem gosta e entende de carros antigos são os faróis dianteiro e lanternas traseiras Arteb/Hella, piscas dianteiros Polimatic/Volkswagen, além de itens considerados de luxo na época e que só equipavam os modelos LS do Gol, que são o desembaçador do vidro traseiro e o limpador de para brisas com temporizador.




Eduardo tem muitos planos para o carro, como um novo motor 1.600 aspirado com mais fôlego, nova suspensão etc, mas uma coisa que definitivamente não está nos planos dele é se desfazer do LS 81, que continuará fazendo parte da família Bellacosa por muitas décadas.




 


   


Texto: Vinicius Fonseca

2 comentários: