quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Ensaio: Fusca 1965 (Marcelo)

Quem já teve a oportunidade de participar do tradicional evento organizado pelo Fusca Clube Brasil no autódromo de Interlagos, sabe que este evento é um dos mais aguardados do ano pelos amantes do Fusca, e não é por menos. Durante um dia inteiro os associados podem desfrutar das mesmas retas e curvas utilizadas pelos bólidos de Fórmula 1. E uma das coisas mais interessantes é a diversidade de modelos na pista. É possível encontrar desde raros modelos placa preta, até modelos altamente modificados ou para competição. Na edição de 2013 um carro em especifico me chamou a atenção. Não só pelo visual impecavelmente bem conservado e bastante original de sua carroceria 1965, inclusive com rodas de ferro 14" fechadas e faixas brancas nos pneus, mas também pelo incrível apetite e performance no asfalto de Interlagos. No começo chegava a assustar a forma como o Fusca entrava nas curvas: sem aliviar quase nada (afinal os freios a tambor nas 4 rodas não fazem nem cócegas), com a carroceria "deitando" nas curvas e algumas saídas de traseira de tirar o fôlego.  Quem andava no carrinho de passageiro saía meio atordoado da volta rápida, principalmente porque lá dentro, com cinto de 2 pontas abdominal, bancos com encosto baixo e só ao alça do “PQP” de apoio, a sensação era de estar dentro de uma máquina de lavar. Mas uma máquina de lavar muito rápida e emocionante. Um detalhe é que Marcelo Pereira Vale, proprietário desse exemplar, veio rodando da Praia Grande, litoral de São Paulo, deitou o cabelo no autódromo e voltou para casa!







Marcelo nos conta um pouco da história da aquisição de seu Fusca 1965: “Em 1997 saí de férias com a minha então namorada, atual esposa, para uma viagem por Minas Gerais e Goiás, já com a intenção de adquirir na viagem algum Fusca dos anos 60 caso encontrasse uma boa oportunidade em alguma cidade do interior. Quando saímos para curtir nossas férias, perto da minha casa vi um Fusca vermelho com placa de vende-se, e logo falei para minha esposa “Quando voltarmos esse ai já era”. Não encontrei nada interessante na viagem e para minha surpresa, depois de 7 meses, um dia encontrei o mesmo Fusca vermelho de quando havia saído de férias, ainda a venda. Foi paixão a primeira vista, ou melhor, segunda vista. Tratava-se de um exemplar 3º dono com motor 1.200, sistema elétrico 6 volts e excelente estado de conservação. Deixei um cheque em branco com o proprietário e pedi que se ele aceitasse o negócio, fosse até o banco onde eu trabalhava para fecharmos o negócio. Passado um dia, eis que vejo o então proprietário do Fusca entrando na agência e arrematei o Fusca.”







O visual intacto da carroceria 65 é de dar inveja, pois é visível o cuidado com o carro, que parece não ter se importado com o passar dos anos. A originalidade é vista em diversos detalhes interessantes, que o dono vem descobrindo com o passar dos anos, o que só aumenta sua paixão pelo carro. Externamente as únicas alterações são o jogo de rodas Empi modelo BRM aro 15” tala 5,5” nas 4 rodas com pneus Kumho 155/60R15 na dianteira e 195/60R15 na traseira da mesma marca e a suspensão rebaixada na medida certa entre o visual, a rodagem esportiva, segura e o conforto.




Olhando a foto do motor deste Fusca, apesar do visual do motor apresentar bons cuidados e um visual limpo, não é possível imaginar do que o pequeno motor é capaz. Atualmente montado com um kit de pistões AA de 88mm, deslocando 1678cm(1.700 para os íntimos), o desempenho do carro sugere um motor maior. Boa parte desse desempenho foi obtido com o comando de válvulas Engle W110, que possui 284º de duração, mas o verdadeiro segredo desta "receita" está no belo acerto no par de carburadores Solex 32, que são alimentadas de etanol pela (pasmem!) bomba de combustível original. Um escape de inox com abafador no estilo "Fat Boy" também foi providenciado. Um cuidado especial foi tomado com a lubrificação, que recebeu filtro de óleo e radiador de óleo externo, garantindo a saúde do motor boxer inclusive sob uso severo. 






Se você estiver presente no próximo evento do Fusca Clube Brasil em Interlagos como expectador, observe com atenção esse Fusca na pista. Já se estiver na pista e avistar em seu retrovisor Marcelo e seu besouro, mesmo que seu carro tenha um motor maior e mas potente, sugiro sair da frente, pois a dupla manda muito bem e não tem medo de curvas! 


Fotos: Vinicius Fonseca e Weslei Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário