sábado, 1 de dezembro de 2012

Ensaio: Gol 1984 (Vinicius)

Quem me conhece sabe que muito do meu gosto por Fuscas vem do fato de meu pai sempre ter possuído exemplares do VW na garagem desde que me conheço por gente. Há 15 anos atrás ele recebeu uma proposta de trocar seu belo Fusca 1978 1300L que havia reformado por completo e estava zerado por um Gol LS 1984 com algumas coisas para fazer. Eu e meus familiares ainda tentamos convencer o velho a não realizar a troca, mas não teve jeito: o negócio foi fechado e meu pai ainda voltou uma grana! Com o tempo o Golzinho foi sendo arrumado e conservado, ficando zerado, o que não é muito difícil, pois o carro só era utilizado para rápidas voltinhas pelo bairro só para esquentar o motor. Neste meio tempo eu não tinha permissão para sequer dar uma volta no quarteirão, tamanho o ciúme que o velho tinha pelo carro. Devido a alguns problemas de saúde do meu pai e gastos excessivos com um carro que nem era utilizado, a cerca de um ano atrás finalmente pude colocar as mãos no batedeira. 


Apesar de gostar e cuidar muito do carro, meu pai não se importava com a originalidade do veículo, o que o deixou um pouco descaracterizado, então a primeira ideia, que era deixar o modelo completamente original foi descartada em prol de uma customização seguindo a escola Euro Look. O projeto teve inicio antes mesmo do carro estar em minhas mãos. Passando em frente a uma borracharia de bairro avistei o jogo de rodas BBS aro 15 tala 7 oriundas de uma BMW Série 5, ainda com pneus Pirelli P600 alemães, vendidas por um preço bem menor que o praticado normalmente. Após uma olhada constatei que se tratavam de legitimas BBS, estavam intactas e nunca haviam passado por nenhuma reforma, então não tive dúvidas e arremate as redondas. Na época esse conjunto equiparia meu antigo carro, um Fusca 1974 1600 turbo, mas devido a diversas complicações tive que me desfazer do brinquedo e as rodas ficaram encostadas por mais um tempo. Quando o BX veio para as minhas mãos a inspiração nos Golfs MK1 e MK2 foi inevitável e era hora de deixar as BBS no jeito. Encaminhadas a loja paulista Stock Rodas de São Bernardo do Campo, saíram de lá com a clássica combinação de bordas cromadas e miolo dourado e com os pneus Kumho 155/60R15, o que garante um visual conhecido como strech (esticado), onde as rodas ficam com a bordas expostas, facilitando o rebaixamento e dificultando as indesejáveis pegadas nos para lamas. 






Falando em rebaixamento, ficou a cargo da oficina Kit Wheels and Tires a instalação de molas e amortecedores confeccionados especialmente para o projeto pela Down Amortecedores, que em conjunto com uma revisão completa do sistema trouxe além de uma belo visual, estabilidade e relativo conforto ao carro.




Ao contrário do que a maioria acredita e torce, sob o capô deste exemplar bate um insubstituível motor VW boxer refrigerado a ar de 1600 cc alimentado com álcool por 2 Solex 32, mas que em breve receberá pequenos ups para alcançar e manter mais facilmente a velocidade de cruzeiro de 120 km/h nas constantes viagens que realizou com o carro para encontros de todo o estado de São Paulo e até outros estados, como foi o caso do bate e volta para Santa Cataria realizado recentemente.





Para melhorar o visual do Golzinho, que já havia perdido a originalidade de alguns componentes, foram adquiridos faróis Cibié, faróis de milha Cibié Serra II com interruptor do Gol GT, spoiler dianteiro também do Gol GT, grade dianteira, logotipos e maçanetas novas.





No interior, ainda em construção, somente volante Lotse Velox, cesta porta copos/objetos no túnel central e tapetes de tecido. Em breve o volante será substituído por um de visual mais clássico, que seja mais condizente com a proposta do carro e o painel ganhará instrumentos para monitoramento do novo motor.


E como todo projeto que se preze, este não está terminado e nunca estará. Mas está ai a graça de ter um carro assim, ele nunca lhe cansa pois está sempre mudando para melhor.


10 comentários:

  1. Caranga top !!!!
    Parabéns pela matéria Vinicius.
    Show mesmo.!!!

    ResponderExcluir
  2. ficou muito top...lindo mesmo...parabéns !!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo bom gosto no carro e pelas ótimas fotos!

    Curti muito a história!

    AbraçoOOOoooo!!!

    DONEGÁ

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo o carro e gostei bastante da historia dele e da sua dedicação em muda-lo sempre para melhor o carro ficou show, bonitas fotos.
    Equipe jr pneus.

    ResponderExcluir
  5. Demais!!! Parabéns está lindão!!!!

    ResponderExcluir
  6. Demais!!! Parabéns está lindão!!!!

    ResponderExcluir