terça-feira, 20 de março de 2012

Ensaio: Fusca 1996 (Fabio)

Diversos estudos comprovam que as cores tem grande influência sob nosso subconsciente, tanto que a maioria das empresas utilizam-se deste artefato para a criação da identidade visual de suas marcas. No meio automotivo vale a mesma regra e a cor da carroceria geralmente diz muito sobre o segmento do veículo. Um bom exemplo são os carros brancos, que tem a imagem muito ligada a veículos de trabalho, pois grande parte dos frotistas adquirem veículos nesta tonalidade, principalmente por ser uma opção mais barata e que garante uma adaptação mais fácil da carroceria as cores da empresa.


O Fusca 1996 Branco Geada do Analista de Sistemas Fabio Inacio foge a regra e comprova que nem sempre carro branco pega no batente, muito pelo contrário, pois este Itamar foi adquirido em 2010 com míseros 40.000 km rodados e atualmente se encontra com 56.000 km, grande parte rodados em estradas a caminho dos diversos encontros que o proprietário participa junto a equipe do HotVolks, ou seja, o carro é zerado mesmo! Mas nada é tão bom que não possa ser melhorado,e isso é mostrado na prática com este exemplar, que foi transformado em um belo German Look, com componentes de muito bom gosto, formando um conjunto admirado até por entusiastas da linha VW aircooled original.





Entre os diversos acessórios que o carro possui, o destaque fica para as rodas modelo Fuchs ao 17 tala 7 calçadas com pneus 195/45 e 205/45 na traseira e para o teto solar Rag Top que foi instalado sem a necessidade de repintar a imaculada carroceria. Outros componentes que merecem nora são os piscas dianteiros e as lanternas traseiras do Fusca norte americano, que possuem um visual diferenciado para atender a legislação local, além dos retrovisores externos do modelo mexicano.








O motor do albino é o bom e velho 1600 cc, mas recebeu a injeção eletrônica da Kombi, que garantiu uma melhora na eficiência do motor, , obtendo um funcionamento mais suave em todas as faixas de rotação e uma considerável diminuição no consumo de combustível. Outras importantes modificações mecânicas foram realizadas nas suspensões, onde foram utilizadas mangas de eixo rebaixadas e realizado o encurtamento do quadro em 3 cm de cada lado, enquanto na traseira a menor altura é obtida com facão regulável, ambos serviços executados na Katraka, oficina paulistana especializada em serviços para a linha VW refrigerada a ar.


No interior do BN02 (Bola de Neve 02), que é como o carro é chamado por seu dono e pela galera do fórum do HotVolks, alavanca de câmbio Empi e pedaleiras da mesma marca, cesta de alumínio, que serve de porta copos e porta objetos no túnel central, além do belo volante Porsche para dar o toque final.





Aposto que após conhecer este exemplar único, com certeza seu conceito sobre carros brancos irá mudar da água para o vinho, ou melhor, do branco para o preto.

6 comentários:

  1. Parabéns pela qualidade das fotos e o texto ficou excelente!

    Abraços!

    Fabio

    ResponderExcluir
  2. Vinicius, pouco comento por aqui, mas desta vez não poderia deixar passar a oportunidade de parabenizá-lo pelo blog, pela matéria e pelo carro escolhido.
    Este é um dos modelos que uso como inspiração para a montagem do meu velho projeto. Parabéns tb ao Fábio por cuidar tão bem dos detalhes deste belíssimo modelo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lindo esse german do Fábio. conheco-o do Forum Fusca Brasil e o Fabião é conhecido por todos!
    bela reportagem!!! ótimas fotos e texto muito bem redigido!!!
    Abráss
    Cleiton
    fuscaclubeaurea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, você esta de parabéns! excelente trabalho e invejavel fuscão! amu...
    Gisele, sua fã

    ResponderExcluir
  5. Belas fotos, matéria e caranga!

    Tive a oportunidade de ver de perto e é demais mesmo!

    Abraços!

    DONEGÁ

    ResponderExcluir
  6. sinceramente não gostei..... na verdade adorei..heheh
    lindo fusca e um texto muito bom !! parabéns !!!

    ResponderExcluir