domingo, 14 de agosto de 2011

Ensaio: Fusca 1969 (Rafael)

Em um mundo cada vez mais dinâmico, onde o que aconteceu há uma hora atrás já é passado, encontrar alguém que goste de carros antigos e tenha interesse não somente em preservar a história do automóvel, mas também dos acessórios que os equipavam na época é ainda mais difícil. O Paulista Rafael Feitosa é um destes poucos entusiastas.

Proprietário do Fusca 1969 que ilustra este ensaio, ele faz questão de manter seu besouro devidamente personalizado com os mais diversos e exclusivos acessórios criados para o Fusca, em uma industria que movimentou e movimenta milhões, com empresas que até hoje são especializadas na fabricação destes componentes.

Pintada com uma bela combinação entre preto e vermelho perolizados, a carroceria ostenta um aspecto invejável a muitos carros atuais e um contraste com os diversos cromados presentes nos pára-choques do Fusca Alemão com “mata cachorro” Empi no pára-choque dianteiro, aros dos faróis (com lentes Porsche), frisos, grade de buzina (importada), antena (de Kombi instalada ao lado do pára-lama dianteiro esquerdo) e os belos retrovisores, réplicas dos Albert, que eram sensação nos anos 50.

A joaninha, que é como o este exemplar é carinhosamente chamado pela galera da equipe HotVolks, o qual o Rafael é membro e moderador do fórum, atualmente desfila com um jogo de rodas US Wheels modelo 5 Spokes de 15 polegadas, mas já foi equipado com tantos jogos que alguns colegas do fórum dizem que a joaninha troca mais de roda que seu dono de roupa.

Mecanicamente falando, somente as suspensões sofreram modificações para deixar a carroceria mais próxima ao chão. Na dianteira o eixo foi encurtado em 6 cm de cada lado e equipado com 2 catracas, enquanto a traseira conta com facão regulável, ambos serviços executados na Katraka, oficina paulistana especializada em serviços para alinha VW refrigerada a ar que pertence a um membro da equipe HotVolks. Por muito tempo o carro era movido por um valente motor 1300, que deixou muitas pessoas desconfiadas quanto a cilindrada e originalidade pois não fazia feio a motores maiores e até preparados! Hoje o coração que equipa a o modelo veio de um Fusca Itamar, o irmão mais novo dos besouros nacionais, para facilitar a aprovação no temido teste de emissão de poluentes e ruídos da Controlar, obrigatório na cidade de São Paulo.

No interior, destaque para os bancos originais revestidos em couro vermelho, assim como as forrações laterais, o teto e a tampa do “chiqueirinho” (tampão que cobre o porta-malas traseiro). O cuidado com os detalhes é tanto que até a capa da alavanca do freio de mão ganhou uma capa de couro nas cores do carro. Alavanca de câmbio Empi da linha Trigger e pedaleiras da mesma marca, além de cestinha de túnel que serve de porta copos e porta objetos e uma curiosa persiana para o vidro traseiro da marca Flat 4 fecham o pacote de acessórios do 69.

Através de pessoas como Rafael e seu belo exemplar é que a cultura old school é mantida e passada de geração para geração.

5 comentários:

  1. Noooooooooooooosssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaa,
    Ficou demais. A cada ensaio você me surpreende, não só nas qualidades das imagens, quanto ao texto.

    ResponderExcluir
  2. Parabens lindo carro e otima materia..
    abs
    Lubisomem01

    ResponderExcluir
  3. Parabein pela materia exelente.....


    Abraço
    Alex Ctba Boxer- Rust Cuture

    ResponderExcluir
  4. vocês poderiam passar o contato do proprietário?

    ResponderExcluir