quinta-feira, 19 de novembro de 2009

TL 1971 "0km"

Navegando pela net, encontrei este excelente site, que conta com grande qualidade de texto, imagens e inclusive vídeos. Me interessei em especial por este belo exemplar de VW TL 1971. Acompanhem a matéria na integra, e para verem mais imagens, acessem santamariatuning.com/fotostl.php.

"Derivada dos Typ 3 Alemães, a TL foi introduzida ao mercado brasileiro em 1968 tendo como base o famoso Zé do Caixão ou saboneteira como era chamado aqui no Sul. Com um motor 1600 refrigerado a ar horizontal e instalado na traseira, chegava perto dos 130km/h de velocidade final. Infelizmente com a chegada do Passat somado ao lançamento da Brasília a TL teve seu fim decretado em 1975 deixando várias pessoas apaixonadas pelo simpático carrinho.

O exemplar desta matéria teve a sorte de encontrar seu atual dono por acaso em um churrasco de família. Conversando com um amigo da família, Pedro Rebelato, ficou sabendo que o mesmo recebeu a TL por uma dívida e estava a fim de se desfazer da coitadinha. Como Pedro estava com vontade de comprar um carro, mas nunca tinha pensado em ter uma TL, não pensou duas vezes em adquirir a “Tereza Loca” do seu amigo. Logo após rebocar a viatura, Pedro a deixou aos cuidados do chapeador Paulo Cacequi. Levando um ano e meio para ficar pronta, Pedro a visitou todos os dias no chapeamento e muitas vezes quem mexeu nela foi ele mesmo. Mas o que ele queria conseguiu, um exemplar que chama muito mais atenção que qualquer Porsche, como conta, todo orgulhoso, o proprietário: “Cheguei um dia em um posto da cidade e estava um burburinho em volta de uma Porsche Cayenne, foi apenas eu estacionar ao lado para os olhares se voltarem todos à TL”.

Apenas ao vivo para entender todo o carinho que o dono tem com sua TL. Atento a todos os detalhes, Pedro não se conteve em deixar a TL 0km apenas no motor e na carroceria. Painel, bancos, forros de porta e volante foram revestidos com courvin branco, que em contraste com o painel em madeira e o carpete cinza com bordados nos remete àquela época em que muitos de nós que hoje admiramos este carro não vivemos. O motor teve seu comando trocado por um de Kombi injetada e sofreu uma leve taxada para render uns cavalinhos a mais, ficando preparado para os futuros projetos do proprietário. A suspensão dianteira foi trocada por uma de catraca com amortecedores do Chevette, fazendo com que a TL veja o chão mais de perto e dando um visual mais agressivo à caranga.

São tantos detalhes que seria impossível escrever aqui...Espero que gostem desta matéria que inaugura a área de Clássicos doSantaMariaTuning.com.

Um Abraço e até a próxima.”





















Retirado de: santamariatuning.com

Fotos Por: Pablo de Castro (Pelado) e Ricardo Filter Jr (Dj Filter)
Texto Por: Pablo de Castro (Pelado)
Vídeo Matéria: Béto Aude

Um comentário:

  1. Grato pelo post! Em breve mais novidades VW no SantaMariaTuning.com! Temos um Voyage 1.8 Sport lá pra quem quiser conferir tbém! Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir