quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fusca com 2 motores



Talvez um dos projetos mais audaciosos envolvendo motores vai ser falado agora na MotorSS, durante a década de 60 e 70 o automobilismo nacional ia de vento em popa, equipes oficiais de montadoras, surgimento de novas categorias, oficinas criando seus próprios carros e motores.

E em 1969, os irmãos Jairo e Jair Amaro construiram um motor inédito. Um VW a ar de 8 cilindros boxer com 3.000 cc, talvez seja o único motor 8 cilindros com estas configurações no mundo! Na verdade ele nasceu em 69 com a junção de 2 blocos de 1.300 cc, e neste um eixo de comando (que na verdade são 2 P3 soldados em uma única peça) e um virabrequim que faz girar os oito cilindros deitados, para os alimentar 2 webber 48.

O histórico deste carro na verdade, é esse conceitual motor. Na história, os projetistas o colocaram em um carro de corrida estilo fórmula. Este motor chegou a andar nos anos de 70 mas, um problema crônico de falta de pressão de óleo desgastou um pouco sua imagem e muitos de seus concorrentes naquela época tinham motores mais fortes, fizeram que este motor fosse deixado de lado. Os irmãos Amaro construíram na década de 60/70 mais de 25 carros de corrida Formula Vê, e até a fabricante de carros esportivos Puma se interessou pelo motor VW 8 cilindros, mas não concretizado. Os Irmãos Fitipaldi também montaram um Fusca Bimotor, mas sua fabricação era totalmente diferente do Jamaro.

Em 2004, Paulo Trevisan, empresário de Passo Fundo e apaixonado por automobilismo adquiriu o motor na cidade de Guaratinguetá, SP e trouxe para o acervo doMuseu do Automobilismo Brasileiro de propriedade do mesmo .Esse motor foi todo desmontado e restaurado, depois disso ele foi testado em bancada. Também foi estudado e aliviado o problema de pressão de óleo, ou seja, o motor tava pronto. Agora faltava um carro.

Depois de longa avaliação decidiu-se fazer um Fusca Bimotor, por razões que os entusiastas devem imaginar, no qual colocado o nome do protótipo original. Algumas mudanças ocorreram no motor para tentar sanar o problema de óleo, exigiram 2 trocas de bronzinas de bielas, uma nova bomba de alta pressão acionada por correia dentada melhoraram o funcionamento do carro. Na verdade, é uma carenagem de fusca em um chassi tubular Espron de corrida. Apenas em março de 2009 este motor foi ligado para ser apresentado no programa Auto Esporte da TV Globo, que logo será veiculado. No dia das filmagens do programa, o carro demonstrou superaquecimento devido a pista do kardródomo do Velopark, incompatível com o desempenho do carro.

Agora, Paulo e seu mecânico Marcos estão instalando ventoinhas elétricas adicionais no teto do carro para melhorar a refrigeração do motor, pois somente a entradade ar sobre o vidro dianteiro não supria o ar necessário para tal atividade. Paulo Trevisan nos informou que há uma grande expectativa do VW Bimotor Jamaro andar no Circuito de Interlagos, ainda neste ano.

Retirado de: http://motorss2009.blogspot.com/












Nenhum comentário:

Postar um comentário