quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ensaio: Fusca 1978 (Diogo)

O que você pediria de presente da sua esposa no dia dos pais? Uma camisa, um sapato, um relógio? Se você está lendo esta matéria, provavelmente seus presentes são um pouco diferentes das pessoas “normais” e vem em forma de peças para seu besouro. Uma alavanca, carburadores novos, um jogo de rodas... Diogo Rodrigues tem uma história ainda mais diferente, e no seu primeiro dia dos pais ganhou de presente da sua esposa um Fusca 1978. Mas quem vê as fotos deste ensaio se engana em pensar que o Fusca já veio pronto ou que foi fácil chegar no estado atual. O besouro chegou às mãos de Diogo em mau estado e por isso recebeu uma restauração completa buscando manter a máxima originalidade. 

  

Que me perdoem os originais, mas quando as modificações são feitas com critério e bom gosto, o estilo e personalidade dos carros customizados deixam o que já é bom ainda melhor, e com a cara do dono, que é o que diferencia os carros atuais dos antigos. Diogo soube escolher com perfeição cada um dos acessórios que acabaram por construir um dos projetos mais belos e completos, isso sem perder a discrição e cair no exagero.



Assim como a grande maioria das demais peças utilizadas neste exemplar, o belo jogo de rodas EMPI modelo Cosmic tala 5,5” também foi adquirido na loja Restaurakar e nelas foram montados pneus Kumho 155/60R15 na dianteira e 195/60R15 na traseira e são o principal destaque no exterior em conjunto com a suspensão devidamente rebaixada com duas catracas, quadro encurtado em 3,5 cm de cada lado na dianteira e facão regulável na traseira, todos serviços realizados pela oficina especializada Katraka. 




Diferente da maioria dos projetos que é do tipo bonitinho mas ordinário, aqui o buraco é mais embaixo. Em conjunto com o experiente preparador Emerson Renato, responsável pela oficina Concept Car Motores, Diogo desenvolveu um motor 1.600 cm3 com alguns upgrades que elavam a potência para estimados 90 cv utilizando gasolina como combustível. Tratam-se de cabeçotes com trabalho de fluxo, válvulas de aço inox de 40 mm na admissão e 35 mm no escape, molas de válvulas duplas, varetas de aço, balanceiros 1.1 e lash caps EMPI, enquanto um comando Engle W110  é o grande responsável por levar o motor aos 6.000 RPM com saúde. Para alimentar o valente motor é foi utilizado um carburador EMPI HPMX 40 central e a expulsão dos gases fica por conta de um escape 4x2 que emite um ronco inconfundível.




Assim como em todo restante do carro, no interior o cuidado na escolha dos componentes exatos para um resultado belo e eficiente. Uma réplica do clássico volante GT4 foi adotado, junto a pedaleiras, alavanca, e cesta porta copos/objetos, todos também da norte americana EMPI. Foi adotada uma instrumentação especial para monitorar a saúde do motor aspirado e extrair todo seu desempenho sem oferecer riscos a durabilidade: velocímetro graduado até 200 km/h, conta giros de 5”, manômetro e termômetro do óleo e hallmeter são todos da Cronomac linha Volks. Um teto solar Rag Top é a cereja do bolo e garante passeios mais arejados.




  


Depois de muito esforço e um bom investimento, Diogo hoje tem o prazer de desfilar, viajar e acelerar por ai com sua família a bordo de seu presente do dia dos pais. E que presentão eim?