terça-feira, 30 de setembro de 2014

Ensaio: Karmann Ghia 1968 (Jefferson)

O universo do VW Fusca é muito vasto. Em suas 5 décadas de produção ininterrupta, o Fusca teve diversas versões e centenas de derivados pelo mundo, tanto fabricados pela própria Volkswagen, quanto por empresas independentes que aproveitaram a robusta e versátil plataforma do besouro para criar seus modelos nos mais diversos segmentos. De diversos bugues a belos esportivos. Nesta última categoria, o Karmann Ghia é considerado por muitos, inclusive por esse que vos escreve, como o mais belo derivado “oficinal”. Resultado da união de dois ícones do design mundial, o encarroçador alemão Karmann e o estúdio de design italiano Ghia, o modelo é um verdadeiro marco do design mundial, sendo reconhecido por críticos especialistas como o mais belo VW de todos os tempos. O mais interessante é que seu design permanece belo e atual até os dias de hoje. Jefferson Marquês é um dos grandes fãs deste clássico modelo da VW, e este é o seu segundo exemplar. Mas apesar de apreciar o desenho da KG original, Jéff, como é mais conhecido no meio aircooled seguiu o princípio de que nada é tão bom que não possa ser melhorado, por isso, após adquirir este exemplar 1968 Amarelo Margarida completamente restaurado, decidiu partir para uma customização na medida certa.










A primeira modificação que salta aos olhos é o jogo de rodas escolhido, que são réplicas das clássicas Fuchs com acabamento cromado utilizadas originalmente nos Porsches da década de 70. Essas rodas, que são aro 15” e tem tala 4,5” foram calçadas com pneus Kumho 155/60R15 na dianteira e na traseira tala 5,5” com pneus Kumho 195/60R15. Para deixar a carroceria mais perto do chão, na dianteira o quadro foi encurtado em 7cm de cada lado, recebeu duas catracas e mangas de eixo deslocadas, enquanto a traseira teve o facão regulado. Para garantir tranquilidade nos passeios e viagens que Jéff realiza com sua KG e o pessoal da equipe HotVolks a qual é membro, foi providenciada a regularização do documento com a observação de suspensão rebaixada.




O apático motor 1.500cc de carburação simples foi substituído por um motor 1.600cc dupla carburação alimentado a gasolina vindo de um Fusca Itamar, que também cedeu o câmbio com o cobiçado diferencial 31x8, garantindo um desempenho mais atual ao esportivo.






No já charmoso interior, diversos acessórios foram adquiridos junto a loja Restaurakar do amigo André Takeda para dar um toque especial ao projeto. Manopla de câmbio, pedaleiras, cestinha porta copos/porta objetos são da marca EMPI, enquanto a cereja do bolo é um volante Flat 4 modelo Banjo, muito cobiçado no meio aircooled.

  


Não importa se você gosta de carros novos ou antigos, originais ou modificados, nacionais ou importados, quando essa Karmann Ghia passa dificilmente alguém consegue ficar indiferente a sua beleza atemporal.

5 comentários:

  1. Maravilhado com o KG ! Sem palavras para descrever o que vejo...

    ResponderExcluir
  2. KG lisa como poucas que devem existir no mundo! Ainda não andei nela apimentada assim hein Jéff? hehehe Parabéns pela máquina e Vinícius pelo belo ensaio e texto! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tooooooop
    Parabens pela materia. E o carro nem.preciso falar nada . Abraço Gaspar

    ResponderExcluir
  4. Este amarelo não parece ser amarelo margarida, mas amarelo limão que é um tom abaixo do amarelo imperial (L6005) da VW. O amarelo margarida é um tom pastel chamado de yellow manilla (L560) e foi usado nos KG entre 69 e 70 no Brasil e em 64 e 65 para o mercado americano.

    ResponderExcluir