quarta-feira, 30 de junho de 2010

O turbo compressor

Dando continuidade a série de artigos sobre o turbo compressor, segue o texto desta semana:

SISTEMA DE FUNCIONAMENTO

O sistema de funcionamento do turbo compressor é relativamente simples, e o seu maior segredo é aproveitar a energia desperdiçada pelo escapamento dos motores naturalmente aspirados, sendo o seu princípio de funcionamento basicamente este: o primeiro rotor é girado pelos gases do escape (resultantes da combustão) que seriam jogados diretamente na atmosfera, mas que nesse caso antes passam pela turbina, também chamada de carcaça quente, onde fica localizado o primeiro rotor e só então é jogado na atmosfera. A força gerada pelo rotor da carcaça quente passa por um eixo e esse eixo por sua vez gira outro rotor (do compressor ou carcaça fria), que ao girar pressuriza o ar admitido pelo filtro de ar para dentro do carburador ou do coletor de admissão (no caso dos motores injetados) em maior quantidade e velocidade, fazendo assim um melhor aproveitamento do combustível (que deve ser injetado numa proporção correta em relação ao ar), gerando então uma mistura ar/combustível e uma combustão mais eficientes, e conseqüentemente uma maior performance ao motor do veículo equipado com este sistema.

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, o rotor da carcaça quente não é movido somente pelos gases resultantes da combustão, que tem sim um papel na movimentação do rotor, mas não é o único responsável por isso.

Primeiramente deve-se saber um pouco de física, onde aprendemos a Lei do Gás Ideal, que trata da relação entre calor, energia e volume. Quando temos alto calor, alta temperatura e baixo volume, possuímos uma situação de alta energia, enquanto no lado oposto, ou seja, baixo calor, baixa pressão e grande volume, obtemos um estado de baixa energia.

Quando os gases resultantes da combustão saem do cilindro, eles se encontram em alta temperatura e alta pressão, portanto com alta energia, e após passar pelos dutos do cabeçote e tubos do coletor de escape, eles chegam a entrada da carcaça quente, que é relativamente pequena. Quando esses gases passam pelo difusor e depois chegam ao corpo da turbina, eles vão de um lugar apertado para um lugar espaçoso, se expandindo, esfriando, desacelerando e liberando toda aquela energia, que empurra as pás do rotor e o faz girar.

O mesmo ocorre com o rotor da carcaça fria, só que de forma inversa: gases de baixa temperatura e baixa pressão entram no corpo do compressor e após o trabalho das pás do rotor é obtido um gás com alta temperatura (indesejada) e alta pressão.



Um eixo já com o rotor quente fundido a ele.




Rotor frio.



Representação de um turbo compressor onde a parte verde é a carcaça fria, a cinza é a carcaça central, a vermelha é a carcaça quente e as partes em azul são os rotores e o eixo.


Uma carcaça quente.



Carcaça fria.



Acima ilustração do sistema de um motor sobre alimentação por turbo compressor e dotado de intercooler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário